Você está aqui

Projetos em Andamento


Organização, Cultura de Segurança e Acidente: Estudo sobre acidentes organizacionais no Brasil

Resumo:

Os acidentes organizacionais são mais especificamente definidos como "raros quando comparados com outros tipos de acidentes, mas frequentemente são eventos catastróficos” que ocorrem em sistemas tecnológicos complexos e tem “múltiplas causas, que envolve muitas pessoas em diferentes níveis da organização”. Observa-se, no Brasil, a evolução no nível de desempenho e fiabilidade da indústria e particularmente das organizações que gerenciam sistema complexos de alto risco. Isso está evidenciado pelos aviões que atravessam o céu, que decolam de grandes aeroportos e nele aterrissam em ritmo acelerados. Pelos gigantescos navios-tanque que transportam enormes volumes de produtos químicos e petróleo, pelos complexos químicos e petroquímicos que fabricam milhares de produtos, além do petróleo que é extraído de águas cada vez mais profundas. No entanto, a história recente está coberta de acidentes graves e de catástrofes. Esses acidentes graves e espetaculares, que fizeram que se falasse deles, abriram uma brecha na confiança do público, dos governantes, dos gerentes e experts. Diferentes setores de atividades foram susceptíveis aos acidentes organizacionais e as consequências, em termos de vítimas e prejuízos ambientais, foram graves. Diante dessas tragédias, surgem questionamentos a respeito dos fatores que contribuíram para eles ocorrerem. Quais foram os fatores organizacionais, tais como falhas de gestão, decisões gerenciais, falhas de projetos, falhas de manutenção etc. contribuíram para os acidentes? Quais foram os fatores além dos organizacionais, tais como aqueles relacionados ao governo, a legislação, a economia, as falhas dos órgãos de fiscalização, levaram aos sinistros? Os fatores que contribuíram para esses acidentes organizacionais ainda persistem? Houve um “período de incubação” para os acidentes acontecerem como previsto na teoria de Barry Turner? Os acidentes eram inevitáveis como prever a teoria dos Acidentes Normais de Charles Perrow? Havia presença de objetivos conflitantes na organização que a fez migrar para a fronteira do risco aceitável citada por Ramussen (1997)? Este projeto de pesquisa tem o objetivo geral estudar acidentes organizacionais no Brasil e os seguintes objetivos específicos: avaliar as semelhanças e diferenças entre os fatores contribuintes para os acidentes organizacionais ocorrerem; analisar as diferenças entre os cenários político, econômico e tecnológico à época em que ocorreu o acidente organizacional estudado e época atual; identificar se os fatores contribuintes para os acidentes organizacionais estudados ocorrerem ainda persistem; identificar inconsistências nos inquéritos e nas investigações efetuadas; avaliar a cultura de segurança da organização a época do acidente e atual; analisar acidentes organizacionais a luz das teorias de Barry Turner, Charles Perrow e Rasmussen; modelar acidentes organizacionais no Brasil a partir dos achados do estudo.


Rede de Consumo Seguro e Saúde da Bahia - RCSS-BA

Resumo:

Na Bahia, a UFBA participa da Rede de Consumo Seguro e Saúde - Bahia (RCSS-BA) que foi criada em outubro de 2013 com o objetivo de tratar a temática, visando monitoramento e controle dos acidentes de consumo no estado. Trata-se de um desdobramento local da RCSS-Brasil, atuando de forma integrada e fornecendo dados estatísticos, relatórios e outros instrumentos imprescindíveis para a melhoria do quadro de acidentes de consumo em todo o país. Várias instituições integram a RCSS-BA, tais como, IBMAETRO (órgão delegado do INMETRO na Bahia e autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração), Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia - PROCON-BA, Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (ligada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia), dentre outras. Vale salientar que a RCSS-BA é constituida de vários pesquisadores de diferentes instituições. A título apenas de referencia deste documento será citado o Coordenador da Rede e os pesquisadores da UFBA. 


Práticas de investigação de acidente em organizações industriais no Brasil

Resumo:

Este projeto tem dois objetivos: 1. Identificar e descrever as práticas de investigação de acidentes em organizações industriais no Brasil; 2. Apresentar recomendações com a finalidade de obter melhores conhecimentos de mecanismos de ocorrência de acidentes por meio do uso de métodos de investigação.